Ransomware
De acordo com o Malwarebytes Labs Cybercrime Tactics and Techniques Report, os ataques de Ransomware subiram 235% de acordo com o mesmo período de 2018.

Ransomware é um software malicioso (malware) que bloqueia os seus computadores ou dispositivos móveis ou criptografa os seus arquivos digitais. Quando isto acontece geralmente você não consegue recuperar os dados sem pagar um resgate. Contudo, a recuperação nunca é garantida e por isso a recomendação é de nunca pagar o resgate!

Com alguns conselhos básicos de segurança você pode prevenir sua rede e seus dados sejam mais uma vítima desse ataque:

* Back-up! Back-up! Back-up! Tenha sempre um sistema de backup e recuperação. A melhor forma é ter duas cópias: uma armazenada em cloud (lembre-se de utilizar um serviço que faça backups automáticos dos arquivos) e outra armazenada fisicamente.

*Utilize software antivírus: Existem antívirus no mercado que já protegem com maior eficiência contra Ramsonware através de Sandbox e EDR com Machine Learning e Deep Learning.

*Mantenha o software do seu computador atualizado: Quando o seu sistema operacional ou aplicações disponibilizarem uma nova versão, instale. Se o software possuir uma opção de atualizações automáticas, ative. Ou melhor ainda, se possível adquiria algum serviço de gerenciamento de patches.

*Não confie em ninguém: Literalmente. Qualquer conta pode ser comprometida e links maliciosos podem ser enviados através de contas de amigos nas redes sociais, colegas ou parceiros de jogos online. Nunca abra anexos em emails de pessoas desconhecidas. Normalmente os criminosos distribuem mensagens de email falsas que se parecem muito com notificações de serviços online, bancos, polícia, tribunais ou das instituições financeiras com a intenção de iludir os destinatários a clicarem num link ou abrir um anexo que estão infectados por ransomware. Este método é conhecido como "phishing”.

*Ative a opção de "Mostrar extensões de arquivos conhecidos” nas definições do Windows. Isso faz com que seja muito mais fácil detectar arquivos potencialmente maliciosos. Nunca clique em arquivos com extensões tipo ".exe”, ".vbs” e ".scr” enviados em anexos. Scammers usam várias extensões para disfarçar um ficheiro malicioso a parecer um video, foto ou documento (por exemplo, hot-chics.avi.exe ou doc.src).
Se descobrir um processo desconhecido em execução no seu computador, desligue-o imediatamente da internet ou de outras conexões de rede (por exemplo a sua rede Wi-Fi doméstica) — Isto impedirá que o malware se espalhe para outros dispositivos.



Infelizmente em muitos casos assim que o ransomware é executado no seu dispositivo as chances de recuperação são muito pequenas a menos que possua um backup externo íntegro.
Entretanto, existe um projeto chamado No More Ransom https://www.nomoreransom.org/ que com a parceria de alguns gigantes da cybersegurança como ESET, BleepingComputer, Check Point, Kaspersky, Bitdefender, Cisco TrendMicro e etc) ajuda a recuperar o acesso aos arquivos sem a necessidade de pagamento.

Se você está buscando por soluções para prevenir e diminuir as chances de ser infectado, está no lugar certo.

Nossas soluções de proteção como serviço vão ajudar a aumentar a proteção da sua empresa através do Sophos XG Firewall e Antivírus com InterceptX e EDR que combatem Ransomwares com um alto nível de eficácia.
 
Veja alguns planos:
planos

Ligue para 11 3197-0885 ou contato@kcssolucoes.com.br

Entre em contato conosco, teremos um imenso prazer de falar com você. Contato